Música Gospel

musica-gospel
Fonte: https://correioprime.com.br/musica-gospel/1147/

A música é uma das mais importantes formas de expressão cultural humana, e também de adoração a Deus. Até o fim da idade média as artes plásticas e a arquitetura ocupavam o centro das formas de expressão cultural cristã, tendo papel pedagógico relevante, especialmente pelo fato de que a Bíblia estava restrita a um grupo de pessoas, e o conhecimento das Sagradas Escrituras dava-se essencialmente pelas pinturas e esculturas. Este fato levou a um processo de apropriação e substituição das imagens, que acabaram por assumir características daqueles que se queriam representar, substituindo-os e favorecendo a idolatria.
Com a reforma protestante, têm-se início um movimento único, que favorece a ampliação da leitura da Bíblia. Processo ainda com limites, tendo em vista o grande número de pessoas não alfabetizadas. Paralelo, tem-se a condenação a idolatria, o que afasta os cristãos reformados das artes plásticas, mas os aproxima da música, que passa a ser considerada a grande expressão cultural e pedagógica dos reformados, distinguindo-os dos católicos.
Para os luteranos do Século XVI, a música deveria ser cantada em vernáculo, ou seja, em língua entendida pelo seu ouvinte, de fácil acesso, com melodia simples e  texto baseado nas escrituras, aproximando-se cada vez mais dos estilos populares.
A partir do final do século XIX, nos Estados Unidos, a música evangélica ganha novo corpo, e passa a ser conhecida como "Música Gospel", estando associado ao Jazz e a Música Cristão Negra norte americana. Muitos intérpretes de sucesso iniciaram sua carreira no Gospel, como  Aretha Franklin e Ray Charles, e outros beberam da fonte, e ajudaram na sua disseminação, como Jerry Lee Lewis e Elvis Presley. Na década de 1960, no Estados Unidos, músicos vinculados ao  Jesus Movement, que se opunham ao movimento Hippie, passam a inserir temáticas cristãs em gêneros musicais populares, abrindo espaço para a música cristã contemporânea.
No Brasil, a música cristã é denominada de Música Gospel. Distinto da tradicional Música Gospel estadunidense, esta refere-se a expressão musical da fé evangélica. Ganha corpo na década de 1970, e atualmente possui uma fatia importante do mercado, com os músicos considerando suas atividades como ministério. Ganha tanta importância no Brasil, que passa a ser reconhecida como Manifestação Cultural a partir da lei 12.590/12, podendo assim, por exemplo, fazer uso de recursos da Lei Rouanet.

Comentários