Patrimônio Cultural Londrinense - Colégio Estadual Marcelino Champagnat

Londrina contou, por algum tempo, com o Jornal Folha Norte. Neste periódico, havia um espaço dedicado ao tema Patrimônio Cultural, com postagens pautadas em uma perspectiva pessoal, e nada oficial, focadas nas minhas experiências na cidade.
Reproduzirei aqui alguns destes textos. Espero que gostem.



http://www.ldamarcelino.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1

As escolas são importantes marcos arquitetônicos e de memória, considerados importantes para a consolidação de uma identidade local e comunitária. Este é o caso do Colégio Estadual Marcelino Champagnat. Fundado em 17 de fevereiro de 1967, seu nome é uma homenagem ao fundador da Congregação Marista. Em 1969 ele passou de sua antiga localização junto às instalações do Colégio Marista, na Av. Maringá, para o prédio histórico Ministro Osvaldo Aranha na Av. São Salvador, onde funcionou até 1946 o Colégio Estadual Vicente Rijo. Em 1973 o Complexo Escolar Marcelino Champagnat contava com 12 unidades escolares, sendo que algumas delas foram agregadas a uma única edificação, e as demais individualizadas em outras instituições. As características da edificação fazem do colégio um local de referência, sempre lembrado pela população da região. O esporte é uma das áreas de destaque do colégio, tendo no handebol o principal destaque.

(Texto adaptado do Roteiro das Escolas da Cidade de Londrina)

Comentários

  1. Segundo pesquisei, texto correto talvez seja: Colégio Estadual Marcelino Champagnat - Rua São Salvador, 998. Neste prédio, passou a funcionar a partir de 01.04.1946, o Ginásio Estadual de Londrina (criado em 1945 onde funcionava o Grupo Escolar Ministro Osvaldo Aranha). Em 28.02.1950 passou a ofertar também o 2º. Ciclo, passando a ser denominado Colégio Estadual de Londrina. Contudo em homenagem ao primeiro mestre-escola do Brasil, em 1959 o Governo do PR, passou a denominá-lo Colégio Estadual Professor Vicente Rijo, até mudar em 1966, para sede própria na Avenida Juscelino Kubitschek, 2372 esquina com Av. Higienópolis. Neste local, em 1969, passou a funcionar o Colégio Estadual Marcelino Champagnat (fundado em 17.02.1967 em homenagem ao fundador da Congregação Marista). Até então, o Colégio Estadual Marcelino Champagnat, que não dispunha de sede, funcionava por empréstimo dos Irmãos Maristas e La Sallistas, respectivamente em salas de dois colégios: Colégio Marista e do então Colégio La Salle (Rua Paranaguá, 1420 – atual Colégio Canadá).

    ResponderExcluir

Postar um comentário