O Projeto Educação Patrimonial em Londrina é um conjunto de ações desenvolvidas por equipe multidisciplinar de profissionais a partir da iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Município de Londrina – Paraná, por meio de sua Diretoria de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural, e que conta com o financiamento do "PROMIC" Programa Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Londrina. As atividades de pesquisa contam com o apoio de instituições como Centro Universitário Filadélfia "UniFil", Universidade Estadual de Londrina, Grupo de Trabalho em Patrimônio Histórico e Cultural da Associação Nacional de História "Seção Paraná", Museu de Arte de Londrina "MAL" e Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss "MHL".
O Projeto foi premiado na 23ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 2010, e recebeu o Prêmio JL Nossa Gente, em 2015.
Apresentaremos aqui alguns produtos desenvolvidos no decorrer de onze anos de trabalho.
Apresentaremos aqui alguns produtos desenvolvidos no decorrer de onze anos de trabalho.
Este livro é resultado de um projeto desenvolvido na cidade de Londrina, no ano de 2010, intitulado “Educação Patrimonial VI: Memórias da Rua”. Como parte deste projeto, foram realizadas oficinas com crianças de 3ª, 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental (ciclo de 08 anos), de três escolas da cidade: E.E. Carlos Dietz, Colégio Londrinense e Colégio Interativa. As oficinas propostas tinham por objetivo proporcionar aos participantes reflexões que os levassem a valorizar as ruas em geral, e a Rua Sergipe em particular, reconhecendo-a como Patrimônio Cultural. Além disso, pretendia-se que os alunos pudessem se identificar como sujeitos de ação e transformação dessa e de outras ruas, valorizando sua cidade e sua localidade.
Buscamos, neste livro, apresentar aspectos da história de Londrina, especialmente da Rua Sergipe, levando os leitores a conhecerem um pouco de sua cidade e, consequentemente, de sua própria história, pois entendemos que, na medida em que compreendemos melhor a constituição de nossa cidade, passamos a valorizá-la e, ao relacioná-la com a nossa própria história, fortalecemos nossa identidade. Procuramos, aqui, retratar costumes, profissões, vestimentas e palavras que, com o passar dos anos, tornaram-se lembranças que correm o risco de serem legadas ao esquecimento.
O livro foi pensado, ainda, como material didático e de apoio ao professor que atua nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, havendo a possibilidade de ampliação das discussões aqui indicadas. Nesse sentido, oferecemos sugestões, sendo algumas delas evidenciadas no livro e, outras, apontadas pelos participantes das oficinas em forma de dúvidas e questionamentos.
Em um primeiro momento, pensamos nos conteúdos de História para o 4º ano do Ensino Fundamental. Todavia, sugerimos a realização de um trabalho interdisciplinar, focalizando as disciplinas de Português, Geografia, Artes e Ciências, bem como o tema transversal Pluralidade Cultural e Ética.
O livro pode ser acessado no link: http://educacaopatrimonial.com.br/#publicacoes/05.html
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