Livro Infantil - As Aventuras do Gato Caixeiro em Londrina

O Projeto Educação Patrimonial em Londrina é um conjunto de ações desenvolvidas por equipe multidisciplinar de profissionais a partir da iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Município de Londrina – Paraná, por meio de sua Diretoria de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural, e que conta com o financiamento do "PROMIC" Programa Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Londrina. As atividades de pesquisa contam com o apoio de instituições como Centro Universitário Filadélfia "UniFil", Universidade Estadual de Londrina, Grupo de Trabalho em Patrimônio Histórico e Cultural da Associação Nacional de História "Seção Paraná", Museu de Arte de Londrina "MAL" e Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss "MHL".

O Projeto foi premiado na 23ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 2010, e recebeu o Prêmio JL Nossa Gente, em 2015.

Apresentaremos aqui alguns produtos desenvolvidos no decorrer de onze anos de trabalho.




Este livro é resultado de um projeto desenvolvido na cidade de Londrina, no ano de 2010, intitulado “Educação Patrimonial VI: Memórias da Rua”. Como parte deste projeto, foram realizadas oficinas com crianças de 3ª, 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental (ciclo de 08 anos), de três escolas da cidade: E.E. Carlos Dietz, Colégio Londrinense e Colégio Interativa. As oficinas propostas tinham por objetivo proporcionar aos participantes reflexões que os levassem a valorizar as ruas em geral, e a Rua Sergipe em particular, reconhecendo-a como Patrimônio Cultural. Além disso, pretendia-se que os alunos pudessem se identificar como sujeitos de ação e transformação dessa e de outras ruas, valorizando sua cidade e sua localidade.
Buscamos, neste livro, apresentar aspectos da história de Londrina, especialmente da Rua Sergipe, levando os leitores a conhecerem um pouco de sua cidade e, consequentemente, de sua própria história, pois entendemos que, na medida em que compreendemos melhor a constituição de nossa cidade, passamos a valorizá-la e, ao relacioná-la com a nossa própria história, fortalecemos nossa identidade. Procuramos, aqui, retratar costumes, profissões, vestimentas e palavras que, com o passar dos anos, tornaram-se lembranças que correm o risco de serem legadas ao esquecimento.
O livro foi pensado, ainda, como material didático e de apoio ao professor que atua nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, havendo a possibilidade de ampliação das discussões aqui indicadas. Nesse sentido, oferecemos sugestões, sendo algumas delas evidenciadas no livro e, outras, apontadas pelos participantes das oficinas em forma de dúvidas e questionamentos.
Em um primeiro momento, pensamos nos conteúdos de História para o 4º ano do Ensino Fundamental. Todavia, sugerimos a realização de um trabalho interdisciplinar, focalizando as disciplinas de Português, Geografia, Artes e Ciências, bem como o tema transversal Pluralidade Cultural e Ética.

O livro pode ser acessado no link: http://educacaopatrimonial.com.br/#publicacoes/05.html

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