O Projeto Educação Patrimonial em Londrina é um conjunto de ações desenvolvidas por equipe multidisciplinar de profissionais a partir da iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Município de Londrina – Paraná, por meio de sua Diretoria de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural, e que conta com o financiamento do "PROMIC" Programa Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Londrina. As atividades de pesquisa contam com o apoio de instituições como Centro Universitário Filadélfia "UniFil", Universidade Estadual de Londrina, Grupo de Trabalho em Patrimônio Histórico e Cultural da Associação Nacional de História "Seção Paraná", Museu de Arte de Londrina "MAL" e Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss "MHL".
O Projeto foi premiado na 23ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 2010, e recebeu o Prêmio JL Nossa Gente, em 2015.
Apresentaremos aqui alguns produtos desenvolvidos no decorrer de onze anos de trabalho.
Apresentaremos aqui alguns produtos desenvolvidos no decorrer de onze anos de trabalho.
O Coletivo do Patrimônio Histórico-Cultural
Apresentação dos Anais do III Encontro Cidades Novas
O III Encontro Cidades Novas – A Construção de Políticas
Patrimoniais: Mostra de Ações Preservacionistas de
Londrina, Região Norte do Paraná e Sul do País, realizado em
Londrina entre os dias 03 e 05 de novembro de 2011 nos trouxe novamente a
possibilidade não só de conhecer os mais variados projetos que se desenvolvem
a partir de iniciativas de políticas públicas e também de iniciativas privadas,
mas também e principalmente a possibilidade de nos aprofundarmos nas
questões patrimoniais que permeiam o conceito das “cidades novas”.
Se há alguns anos considerávamos como eterna a nossa batalha
contra aqueles que concluíam que nossas jovens cidades não precisavam se
preocupar com seus patrimônios em virtude de não possuírem “ainda” uma
história que fizesse jus a esta ação; hoje já temos a certeza que o assunto
ganhou destaque, eventos são realizados sob novas perspectivas, projetos
são lançados visando o reconhecimento e a divulgação de nosso patrimônio
cultural, tornando assim bem mais palatável esta matéria.
Ao nos depararmos com projetos como o IPAC Ld, da Universidade
Estadual de Londrina, comemorando seu vigésimo quinto ano de existência,
cuja atuação abriu as portas para tantos outros, em contraposição ao projeto de
Educação Patrimonial para a Educação Infantil desenvolvido nos últimos dois
anos pelo Colégio Londrinense/Centro Universitário Filadélfia, percebemos
o quanto este terreno é fértil e o quanto os alunos de cursos universitários e
de pós-graduação que aqui apresentam seus trabalhos, podem vislumbrar no
exercício futuro de suas profissões.
Fica um convite para que todas as propostas aqui apresentadas se
concluam, outras tantas novas se iniciem, eventos como esse continuem sendo
realizados e principalmente que as entidades e órgãos envolvidos estreitem
cada vez mais os seus laços, buscando nesse esforço conjunto, a preservação
de nosso “jovem” Patrimônio Histórico-Cultural.
Vanda de Moraes
Livro disponível no link: http://educacaopatrimonial.com.br/pdf/publicacoes/06.pdf
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