Livro: III Encontro Cidades Novas - A Construção de Políticas Patrimoniais


O Projeto Educação Patrimonial em Londrina é um conjunto de ações desenvolvidas por equipe multidisciplinar de profissionais a partir da iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Município de Londrina – Paraná, por meio de sua Diretoria de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural, e que conta com o financiamento do "PROMIC" Programa Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Londrina. As atividades de pesquisa contam com o apoio de instituições como Centro Universitário Filadélfia "UniFil", Universidade Estadual de Londrina, Grupo de Trabalho em Patrimônio Histórico e Cultural da Associação Nacional de História "Seção Paraná", Museu de Arte de Londrina "MAL" e Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss "MHL".

O Projeto foi premiado na 23ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 2010, e recebeu o Prêmio JL Nossa Gente, em 2015.



Apresentaremos aqui alguns produtos desenvolvidos no decorrer de onze anos de trabalho.

O Coletivo do Patrimônio Histórico-Cultural
Apresentação dos Anais do III Encontro Cidades Novas

O III Encontro Cidades Novas – A Construção de Políticas Patrimoniais: Mostra de Ações Preservacionistas de Londrina, Região Norte do Paraná e Sul do País, realizado em Londrina entre os dias 03 e 05 de novembro de 2011 nos trouxe novamente a possibilidade não só de conhecer os mais variados projetos que se desenvolvem a partir de iniciativas de políticas públicas e também de iniciativas privadas, mas também e principalmente a possibilidade de nos aprofundarmos nas questões patrimoniais que permeiam o conceito das “cidades novas”.

Se há alguns anos considerávamos como eterna a nossa batalha contra aqueles que concluíam que nossas jovens cidades não precisavam se preocupar com seus patrimônios em virtude de não possuírem “ainda” uma história que fizesse jus a esta ação; hoje já temos a certeza que o assunto ganhou destaque, eventos são realizados sob novas perspectivas, projetos são lançados visando o reconhecimento e a divulgação de nosso patrimônio cultural, tornando assim bem mais palatável esta matéria.

Ao nos depararmos com projetos como o IPAC Ld, da Universidade Estadual de Londrina, comemorando seu vigésimo quinto ano de existência, cuja atuação abriu as portas para tantos outros, em contraposição ao projeto de Educação Patrimonial para a Educação Infantil desenvolvido nos últimos dois anos pelo Colégio Londrinense/Centro Universitário Filadélfia, percebemos o quanto este terreno é fértil e o quanto os alunos de cursos universitários e de pós-graduação que aqui apresentam seus trabalhos, podem vislumbrar no exercício futuro de suas profissões.

Fica um convite para que todas as propostas aqui apresentadas se concluam, outras tantas novas se iniciem, eventos como esse continuem sendo realizados e principalmente que as entidades e órgãos envolvidos estreitem cada vez mais os seus laços, buscando nesse esforço conjunto, a preservação de nosso “jovem” Patrimônio Histórico-Cultural.

Vanda de Moraes

Livro disponível no link: http://educacaopatrimonial.com.br/pdf/publicacoes/06.pdf

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