Resenha - Talmidim


Livro: Talmidim - o passo a passo de Jesus
Autor: Ed René Kivitz
Editora: Mundo Cristão


Ed René Kivitz é um dos mais importantes teólogos brasileiros da atualidade. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, é pastor presidente da Igreja Batista de Água Branca (IBAB). Autor de diversos livros, possui também atuação marcante nas redes sociais, especialmente no Facebook e YouTube. Aliás, são dos vídeos postados no YouTube que se originou o livro aqui comentado, intitulado “Talmidim - o passo a passo de Jesus”.
O termo talmidim nos remete diretamente ao novo testamento e ao contexto em que viveu Jesus. Na região da Galiléia, era comum os meninos iniciarem os estudos aos seis anos de idade. Após os dez anos, os melhores alunos continuavam estudando, e os demais, seguiam com seus pais, aprendendo suas profissões. Após os catorze, os melhores eram selecionados para seguir um determinado rabino. Esta elite intelectual em formação era chamada de talmidim, ou discípulos, e eram colocados sob o jugo, ou liderança, do rabino, devendo seguir seus passos.
Jesus, um reconhecido rabino na Galiléia, também chamou seus talmidim, porém, com algumas diferenças. A principal delas foi abrir mão da elite intelectual de Israel, e escolher pessoas simples, deixando claro o fato de que todos, indistintamente, poderiam ser seus seguidores. Distingue-se ainda dos demais rabinos ao afirmar que seu jugo seria suave, e seu fardo leve, em uma crítica às cobranças feitas aos talmidins de sua época.
Ed René parte do princípio de que atualmente, assim como no contexto apresentado no novo testamento, os seguidores de Jesus são seus talmidins, ou discípulos, sendo necessário ouvir e compreender seus ensinamentos, seguindo de perto seus passos. No livro, são apresentadas passagens dos evangelhos, com destaque para os ensinamentos de Jesus. Ed René nos guia por meio a reflexões e interpretações, possibilitando que cheguemos próximos daquilo que Cristo desejava ensinar, possibilitando que sejamos talmidins conscientes de seus ensinamentos.
São 365 reflexões, configurando-se também como um instrumento de auxílio para o desenvolvimento de uma rotina diária de leitura da Bíblia. Além de textos curtos e de fácil assimilação, nos remete para os vídeos no YouTube, que deram origem ao livro. Na rede social, os vídeos são chamados de “Talmidim: reflexões diárias”. Este é o link para o primeiros dos 365 vídeos disponíveis: https://www.youtube.com/watch?v=MJb1ZMplgHY



Para os talmidins, ou discípulos, que buscam uma leitura organizada dos ensinamentos de Jesus, presentes no evangelho, este é um livro que vale a pena ser lido.

Publicado originalmente no Jornal da Igreja Presbiteriana Central de Londrina.

Comentários