Resenha - Cristianismo Puro e Simples

Cristianismo Puro e Simples

Autor: Lewis, C. S.

Editora: WMF MARTINS FONTES


Clive Staples Lewis, mais conhecido como C. S. Lewis, foi um intelectual inglês que viveu na primeira metade do século XX. Famoso pela série de livro “As Crônicas de Nárnia” e pela forte amizade com J.R.R. Tolkien, autor de O Hobbit e da trilogia “O Senhor dos Anéis”, possui uma vasta obra voltado para aspectos da apologia e vida cristã. Uma das mais influentes é a denominada “Cristianismo Puro e Simples”, um dos primeiros livros de literatura cristã que li, e que marcou profundamente minha caminhada a partir de então.
O livro é formado por uma coletânea de textos adaptados de um programa de rádio que foi ao ar pela BBC de Londres, durante a II Guerra Mundial, especificamente entre os anos de 1941 e 1944. Está dividido em quatro partes, e organizado de forma que o leigo possa compreender questões profundas do cristianismo, os fundamentos da fé cristã, sem se preocupar com vínculos denominacionais ou doutrinários. Por isso, é tido como a mais acessível, e uma das mais importantes obras de C.S. Lewis.
Na primeira parte, aborda questões relativamente simples, com os temas ganhando complexidade a medida que se avança na leitura, finalizando com questões teológicas aparentemente complexas, porém, apresentadas de forma a garantir sua compreensão. Aborda temas como: moralidade cristã, natureza e existência de Deus, o pecado e sua originalidade na natureza humana, a distinção entre o certo e o errado (ou entre o bem e o mal), dentre outros.
Como ex ateu, entendia os principais questionamentos levantados pelos não cristãos, tratando-os de forma a considerar o cristianismo como racional e plausível. E, para os cristãos, conclama-os a compreenderem o cristianismo em sua essência filosófica e cotidiana, com consequências terrenas e celestiais.

Não deixem de ler.
Publicado originalmente no Jornal da Igreja Presbiteriana Central de Londrina.

Comentários