O Projeto Educação Patrimonial em Londrina é um conjunto de ações desenvolvidas por equipe multidisciplinar de profissionais a partir da iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Município de Londrina – Paraná, por meio de sua Diretoria de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural, e que conta com o financiamento do "PROMIC" Programa Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Londrina. As atividades de pesquisa contam com o apoio de instituições como Centro Universitário Filadélfia "UniFil", Universidade Estadual de Londrina, Grupo de Trabalho em Patrimônio Histórico e Cultural da Associação Nacional de História "Seção Paraná", Museu de Arte de Londrina "MAL" e Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss "MHL".
O Projeto foi premiado na 23ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 2010, e recebeu o Prêmio JL Nossa Gente, em 2015.
Apresentaremos aqui alguns produtos desenvolvidos no decorrer de onze anos de trabalho.
Apresentaremos aqui alguns produtos desenvolvidos no decorrer de onze anos de trabalho.
Esta proposta de produção científica evidencia a necessidade de um aprofundamento
teórico e epistemológico acerca da educação interligada com a discussão sobre
Patrimônio Histórico, daí o resultado – II Encontro de Cidades Novas e XXIII Semana de
Educação - em que promove a discussão ampla da Educação e Patrimônio Histórico
enquanto temática imprescindível na formação e atuação docente, seja na educação
básica, ensino médio e ensino superior.
Desse modo, estas publicações – artigos acerca de temáticas do evento – por si só
justificam a constante preocupação não apenas de pedagogos e educadores, como também
de pesquisadores de outras áreas que se encontram comprometidos com a complexa
natureza destes processos. Diferentes visões e explicações podem ser adotadas na
compreensão acerca das discussões pautadas nos artigos, entretanto, acredita-se que
as produções de diferentes autores aqui apresentados, podem refletir e contribuir para
o estudo desse tema específico, bem como fomentar discussões e reflexões críticas em
decorrência de uma formação para a emancipação e criticidade.
Parte-se, contudo, do pressuposto de que é na, e pela, interação social que o homem
não só tem acesso ao saber acumulado historicamente como, ao fazê-lo constitui-se
enquanto sujeito. Nesse sentido, é possível incrementar o processo de aprendizagem e
desenvolvimento dos sujeitos que participam desse processo, tornando mais produtivo
o impacto da escola e do ensino superior na trajetória de vida do sujeito, através dos
eixos que se norteiam e se articulam: ensino, pesquisa e extensão.
Acredita-se que a contribuição deste trabalho reside na tentativa de se colocar
a serviço de profissionais preocupados com a questão educacional e patrimonial, fornecendo-lhes
elementos mais substantivos para repensarem a complexa relação que se
estabelece entre educação e patrimônio histórico.
O livro está disponível para download no link: http://educacaopatrimonial.com.br/#publicacoes/03.html
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