Livro - II Encontro Cidades Novas: A Construção de Políticas Patrimoniais

O Projeto Educação Patrimonial em Londrina é um conjunto de ações desenvolvidas por equipe multidisciplinar de profissionais a partir da iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Município de Londrina – Paraná, por meio de sua Diretoria de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural, e que conta com o financiamento do "PROMIC" Programa Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Londrina. As atividades de pesquisa contam com o apoio de instituições como Centro Universitário Filadélfia "UniFil", Universidade Estadual de Londrina, Grupo de Trabalho em Patrimônio Histórico e Cultural da Associação Nacional de História "Seção Paraná", Museu de Arte de Londrina "MAL" e Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss "MHL".

O Projeto foi premiado na 23ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 2010, e recebeu o Prêmio JL Nossa Gente, em 2015.

Apresentaremos aqui alguns produtos desenvolvidos no decorrer de onze anos de trabalho.



Esta proposta de produção científica evidencia a necessidade de um aprofundamento teórico e epistemológico acerca da educação interligada com a discussão sobre Patrimônio Histórico, daí o resultado – II Encontro de Cidades Novas e XXIII Semana de Educação - em que promove a discussão ampla da Educação e Patrimônio Histórico enquanto temática imprescindível na formação e atuação docente, seja na educação básica, ensino médio e ensino superior. Desse modo, estas publicações – artigos acerca de temáticas do evento – por si só justificam a constante preocupação não apenas de pedagogos e educadores, como também de pesquisadores de outras áreas que se encontram comprometidos com a complexa natureza destes processos. Diferentes visões e explicações podem ser adotadas na compreensão acerca das discussões pautadas nos artigos, entretanto, acredita-se que as produções de diferentes autores aqui apresentados, podem refletir e contribuir para o estudo desse tema específico, bem como fomentar discussões e reflexões críticas em decorrência de uma formação para a emancipação e criticidade. Parte-se, contudo, do pressuposto de que é na, e pela, interação social que o homem não só tem acesso ao saber acumulado historicamente como, ao fazê-lo constitui-se enquanto sujeito. Nesse sentido, é possível incrementar o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos que participam desse processo, tornando mais produtivo o impacto da escola e do ensino superior na trajetória de vida do sujeito, através dos eixos que se norteiam e se articulam: ensino, pesquisa e extensão. Acredita-se que a contribuição deste trabalho reside na tentativa de se colocar a serviço de profissionais preocupados com a questão educacional e patrimonial, fornecendo-lhes elementos mais substantivos para repensarem a complexa relação que se estabelece entre educação e patrimônio histórico.

O livro está disponível para download no link: http://educacaopatrimonial.com.br/#publicacoes/03.html

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