Livro - Educação Patrimonial: da Teoria a Prática

O Projeto Educação Patrimonial em Londrina é um conjunto de ações desenvolvidas por equipe multidisciplinar de profissionais a partir da iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Município de Londrina – Paraná, por meio de sua Diretoria de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural, e que conta com o financiamento do "PROMIC" Programa Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Londrina. As atividades de pesquisa contam com o apoio de instituições como Centro Universitário Filadélfia "UniFil", Universidade Estadual de Londrina, Grupo de Trabalho em Patrimônio Histórico e Cultural da Associação Nacional de História "Seção Paraná", Museu de Arte de Londrina "MAL" e Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss "MHL".

O Projeto foi premiado na 23ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 2010, e recebeu o Prêmio JL Nossa Gente, em 2015.

Apresentaremos aqui alguns produtos desenvolvidos no decorrer de onze anos de trabalho.


O livro “Educação Patrimonial: Teorias e Práticas” pretende constitui-se como instrumento de reflexão e de inspiração para professores da rede de ensino, agentes culturais, bacharéis em turismo, arquitetos, historiadores, dentre outros profissionais que desenvolvem ações na área de Patrimônio Histórico e Cultural. Para tanto, parte-se da apresentação de diversas perspectivas referentes aos conceitos que envolvam patrimônio, memória, tombamento, educação, sociedade, entre outros, visando, essencialmente, a apresentação do debate, a troca de conhecimentos e a ampliação da compreensão sobre o assunto. Espera-se assim contribuir com certo entendimento sobre o conceito de patrimônio e, em contrapartida, provocar novos olhares e experiência.

O livro está disponível para download no link: http://educacaopatrimonial.com.br/#publicacoes/02.html


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