Atualmente o uso de vídeo é cada vez mais importante no processo ensino aprendizagem. O audiovisual é uma realidade, e o professor não deve se afastar dela. Uma das mais conhecidas ferramentas de compartilhamento de vídeo é o Youtube, que funciona também como uma rede social. Há cursos completos disponibilizados, além de diversos canais especializados em educação. Vejam alguns exemplos:
- Youtube Educação, em parceria com a Fundação Lemann: https://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg
- Me Salva: https://www.youtube.com/user/migandorffy
- Descomplica: https://www.youtube.com/user/sitedescomplica
- Curso Completo de Flauta Doce: https://www.youtube.com/watch?v=3mhz2KRDPIM&list=PLdH9FoTfve-ySbBhXGLgoCAOgg1BJXYhn
Ou seja, atualmente há uma série de vídeos com conteúdos de qualidade, que podem ser utilizados pelo professor. No entanto, é necessário organizá-los, antes de entregar para o aluno. Uma forma é a criação de listas de vídeos, a respeito de determinado tema, e depois compartilhá-los com os alunos, via youtube. Estes poderão ser, posteriormente, debatidos em sala, ou servir como base para uma atividade avaliativa.
Outra possibilidade é a organização das listas por parte dos alunos. Por exemplo: em um estudo a respeito do Brasil Império, você pode dividir os estudantes em grupos, e solicitar que organizem listas de vídeos, no youtube, a respeito dos seguintes temas:
- A Independência do Brasil;
- A Primeira Constituição;
O Brasil segundo Jean-Baptiste Debret;
Poder Moderador;
- A escravidão no Império;
- A cafeicultura e o processo de imigração.
Com as listas organizadas, as mesmas podem ser compartilhadas entre a turma. Aponte alguns elementos importantes para o entendimento de cada tema, e faça uma enquete, via Google Forms, com os seguintes questionamentos:
- Qual dos vídeos selecionados apresentam o melhor conteúdo?
- Qual possui a melhor apresentação?
- Qual possui áudio e vídeo de melhor qualidade?
Ao final, teremos seis vídeos, que servirão de base para os debates propostos em sala, e para a avaliação final. Neste processo, o aluno auxiliou na seleção do conteúdo, e na avaliação qualitativa dos mesmos.
Pense ainda na possibilidade de criação de um canal. Hoje existem muitos youtubers que são professores, e possuem milhares de seguidores. Veja alguns exemplos:
- 10 canais do YouTube feito por professores: https://canaldoensino.com.br/blog/10-canais-do-youtube-feito-por-professores;
- Professores Youtubers ensinam a criar videoaula de sucesso: http://porvir.org/professores-youtubers-como-ensinar-videos-na-internet/
Você pode ainda criar canais para compartilhar vídeos a respeito de determinado assunto, ou ainda, para postar vídeos produzidos por seus alunos. Isso mesmo, que tal de, ao invés de solicitar um trabalho escrito, não pensar em uma produção audiovisual? Veja alguns exemplos:
- Vídeo vencedor de concurso nacional produzido por aluno da rede estadual: https://www.youtube.com/watch?v=kSxpje2ckQo
- Vídeo (em estilo youtube) produzido da E.E.I. Prof. Zeferino Vaz - CAIC - Campinas_SP: https://www.youtube.com/watch?v=vor__tRjST0
Como visto, há muitas formas de uso do YouTube em sala de aula. Agora, mãos a obra. Ou ao vídeo!
Comentários
Postar um comentário