O Projeto Educação Patrimonial em Londrina é um conjunto de ações desenvolvidas por equipe multidisciplinar de profissionais a partir da iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Município de Londrina – Paraná, por meio de sua Diretoria de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural, e que conta com o financiamento do "PROMIC" Programa Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Londrina. As atividades de pesquisa contam com o apoio de instituições como Centro Universitário Filadélfia "UniFil", Universidade Estadual de Londrina, Grupo de Trabalho em Patrimônio Histórico e Cultural da Associação Nacional de História "Seção Paraná", Museu de Arte de Londrina "MAL" e Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss "MHL".
O Projeto foi premiado na 23ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 2010, e recebeu o Prêmio JL Nossa Gente, em 2015.
Apresentaremos aqui alguns produtos desenvolvidos no decorrer de onze anos de trabalho.
Apresentaremos aqui alguns produtos desenvolvidos no decorrer de onze anos de trabalho.
Onde fica o museu de Londrina?
Esta pergunta tornou-se ultrapassada nos últimos anos. Se, em geral, o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss é conhecido como “o Museu” de Londrina, atualmente se reconhece também o Museu de Arte de Londrina como espaço museal. O prédio do Museu de Arte é o tombado pelo Patrimônio e o Museu Histórico possui característica de monumento, com uma intervenção paisagística evidente.
Interessante que ambas construções, quase contemporâneas, serviram como local de partida e chegada, a primeira como estação rodoviária, e a segunda, como estação ferroviária. Falar de museu em Londrina, no entanto, não mais se restringe a estes lugares já consagrados. A cidade vem vivendo um momento de constituição de “locais oficiais de memória” que retratam a trajetória de pessoas e instituições que se confundem com a história de Londrina.
Este é o caso da Capela e Salas Históricas do Colégio Mãe de Deus, instituição presente desde a fundação da cidade, na década de 1930, e que, desde 2011, colocou a público seus espaços de memórias. O Espaço de Memória Viação Garcia é outro exemplo de história institucional que possui sua identidade vinculada com a da cidade, já que está presente na vida dos londrinenses desde os primórdios de sua colonização. Ainda nesta linha está o Museu da Sociedade Rural do Paraná, localizado no Parque de Exposições Governador Ney Braga em Londrina, que tem como papel a preservação e difusão da história da entidade. Já aspectos da memória da Congregação das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, pode ser vislumbrado na Casa da Memória Madre Leônia Mílito, localizada em construção que serviu de morada para as chamadas irmãs claretianas. Portanto, temos museus, e este roteiro busca disseminá-los, fortalecendo os vínculos dos londrinenses com seus espaços de memórias, estimulando o reconhecimento, a identificação, o cuidado e a visitação.
O roteiro está disponível para download no link: http://educacaopatrimonial.com.br/#roteiros/05.html
O roteiro está disponível para download no link: http://educacaopatrimonial.com.br/#roteiros/05.html
Comentários
Postar um comentário