Superioridade


Fonte: http://www.overmundo.com.br/uploads/banco/multiplas/1232851891_6galdino_de_jesus.jpg

Antes de iniciar, peço que dêem uma olhada neste comercial:

(https://www.youtube.com/watch?v=MXt4Ez5dJhw)

Usei muitas vezes este vídeo, de um marca famosa de carro, em minhas aulas de sociologia. O tema era diversidade cultural e religiosa. Interessante é que, em um primeiro momento, a reação era, geralmente, positiva: comercial divertido, que ressalta a qualidade do produto apresentado.
No entanto, o que tentava chamar a atenção era para o fato de que o comercial indicava a ideia de superioridade de uma cultura, povo ou religião, sobre outra. Vejamos:
Uma tribo canibal, do Congo, em um ritual que não sabemos ao certo do que se trata: se sagrado para eles, ou não. Um rapaz aparece e, sem medir as consequências, apaga o fogo, que estava no centro do ritual, interrompendo-o. E sai correndo. 
Os nativos, perplexos em um primeiro momento, ao perceberem o ocorrido, saem correndo atrás do rapaz que consegue alcançar o carro, e sai correndo, pelo deserto, desviando de uma girafa que aparecera em seu caminho.
A ideia de superioridade é evidente: se você tiver condições de escapar, não há problemas em intervir. Superioridade cultural e tecnológica (flechas contra um carro potente) e religiosa (interferência em um ritual, sem se preocupar sobre o que se trata ou tentar entender o que estava ali ocorrendo), além da civilização sobre a natureza.

Daí entendermos o motivo de algumas pessoas acharem natural, por exemplo, colocar fogo em índios ou em pessoas indefesas: se puder pegar o seu carro, e fugir, qual o problema, que mal tem?

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