Resenha - Cartas de um Diabo a seu Aprendiz

http://www.wmfmartinsfontes.com.br/produto/11-cartas-de-um-diabo-a-seu-aprendiz


Cartas de um Diabo a seu Aprendiz

Autor: Lewis, C. S.

Editora: WMF MARTINS FONTES
Coleção: Cristianismo


Clive Staples Lewis, mais conhecido como C. S. Lewis, foi um intelectual inglês que viveu na primeira metade do século XX. Famoso pela série de livro “As Crônicas de Nárnia” e pela forte amizade com J.R.R. Tolkien, autor de O Hobbit e da trilogia “O Senhor dos Anéis”, possui uma vasta obra voltado para aspectos da apologia e vida cristã. Dentre elas destaca-se “Carta de Um Diabo a seu Aprendiz”, um de seus livros  de ficção mais conhecidos. Nele, faz uso da ironia, alinhando-se com as duas epígrafes apresentadas na obra:


"O melhor método para expulsar um demônio, se ele não ceder aos textos das Escrituras, é ridicularizá-lo, zombar dele, pois ele não suporta o escárnio." LUTERO
"O diabo ( ... ) o espírito orgulhoso ( ... ) não tolera ser motivo de chacota." THOMAS MORE


C.S. Lewis relata a ação de um diabo iniciante, Vemebile, orientado por meio de cartas de seu tio, Fitafuso. Fitafuso o aconselha a respeito dos meios para garantir a condenação de um homem recém convertido, chamado de “paciente”.  Nestas cartas, nos é apresentado diversos aspectos da vida espiritual do “paciente”, com Vemebile atuando para impedir o fortalecimento e desenvolvimento de sua fé.
Ao mesmo tempo que nos é apresentado as estratégias do diabo, é traçado o caráter de Deus, pois tudo o que é grande e feito pelo criador é citado pelo diabo como empecilhos para sua ação, com Deus sendo chamado, a todo momento, de O Inimigo, numa clara referência a batalha espiritual que vivencia. Ao fim da leitura, teremos tido acesso tanto às estratégias do diabo, como às bases do cristianismo reformado.

CS Lewis nos alerta para o perigo de ignorarmos a existência do diabo e suas ações, que muitas vezes são apresentadas sem sobressalto, nos afastando pouco a pouco da fé cristã. O autor faz ainda críticas a religiosidade, que pode levar o fiel acomodado a se aproximar do inferno, sem perceber o caminho que está sendo trilhado. É um livro que possibilita a reflexão sobre nossas práticas cotidianas e de fé. E só por isso, vale a pena a leitura.
Texto publicado originalmente no Jornal da Igreja Presbiteriana Central de Londrina.

Comentários

  1. Parabéns prof. Leandro! Uma síntese perfeita e uma conclusão poderosa. Obrigado pelo texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário