Maternidade Municipal Lucilla Ballalai

Londrina contou, por algum tempo, com o Jornal Folha Norte. Neste periódico, havia um espaço dedicado ao tema Patrimônio Cultural, com postagens pautadas em uma perspectiva pessoal, e nada oficial, focadas nas minhas experiências na cidade.
Reproduzirei aqui alguns destes textos. Espero que gostem.


http://www.londrinatur.com.br/londrina-24-horas/hospital-sos-e-maternidade/maternidade-municipal-de-londrina-lucilla-ballalai-londrina

Cercada de polêmica foi a construção e inauguração da Maternidade Municipal Lucilla Ballali, em 1993, especialmente pelo fato de se localizar próximo a um Estádio de Futebol, o Vitorino Gonçalves Dias – VGD, casa do Londrina Esporte Clube - LEC. Em funcionamento desde então, a maternidade vem se destacando nacionalmente, recebendo o Prêmio Hospital Amigo da Criança em 2000. Este foi promovido pela UNICEF, em parceria com o Ministério da Saúde, sendo concedido para as instituições hospitalares que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno; que garantam taxas de cesárias inferiores a 30%, e; atendimento humanizado a mãe e ao recém nascido. Recebeu também, em mais de uma edição, o Prêmio Galba de Araújo, oferecido pelo Ministério da Saúde para os hospitais que se destacam no trabalho voltado para o parto normal e humanizado. Segundo dados da prefeitura de Londrina, a maternidade realiza cerca de 350 partos mensais, sendo que mais de três quartos são normais. É adepta do sistema de alojamento conjunto, quando a criança fica no mesmo quarto que a mãe logo após o parto, e não utiliza bicos artificiais (chupeta e mamadeira). É ainda campo de estágio para alunos da área de saúde de diversas instituições de ensino superior de Londrina.

Comentários