O livro está morto?

Fonte: https://openparachute.wordpress.com/tag/ereader/

Tecnologia e nostalgia sempre andam juntas. Uma nova forma de fazer algo, ou de consumir um determinado conteúdo, traz a tona o debate sobre qual tecnologia é melhor, havendo aqueles que defendem o modelo antigo, e aqueles que se entusiasmam frente as novidades.
O certo é que inovações tecnológicas não é algo novo. A invenção da imprensa, no século XVI, revolucionou a forma de comunicação e a disseminação do conhecimento. A fita k7, no século XX, ampliou as possibilidades de acesso a música, além de garantir maior autonomia e ampliar as possibilidades de portabilidade, elementos que seriam retomados com a invenção dos aparelhos reprodutores de MP3, com destaque para o IPOD.
Uma das novidades do século XXI é o livro eletrônico, disponibilizado em diversos formatos, sendo o PDF e o Epub os mais conhecidos. Ampliou-se também as formas de acesso, que podem se dar a partir de smartphones, tablets, computadores ou leitores específicos, chamados de e-readers. Estaria assim o livro impresso com seus dias contados? Ao contrário dos jornais e revistas, da televisão, dos CDs e DVDs, acredito que não. Os livros tem vida longa, apesar da necessidade constante de serem reinventados.
Caminhando nesta linha de discussão, vale a pena dar uma olhada no vídeo do grupo de comédia britânico Monty Python, intitulado Helpedesk: "A experiência com a implantação de uma nova tecnologia, o computador, e as conseqüências para os usuários noviços foi inspiradora desse filme sensacional. A situação nele representada é a que, por analogia com o computador, teria acontecido quando, na Idade Média, se introduziu uma nova tecnologia chamada livro. (https://www.youtube.com/watch?v=IJq-x2Vrv8c). 



Outro vídeo interessante é o trailer do livro já famoso "It's a Book", de Lane Smith, que "Sem enveredar pelas malhas da vidência, mas deixando claro que um livro é um livro e isso basta, Lane Smith criou uma história ilustrada, tanto para crianças quanto para adultos, sobre o livro (http://www.saraiva.com.br/e-um-livro-3095624.html).


E para quem ainda acha que há oposição entre o livro e os e-books, sugiro o vídeo abaixo:


Se o livro está morto? Diria que está mais vivo do que nunca ...
Boa leitura.

Comentários