WhatsApp como Ferramenta de Aprendizagem


Fonte: https://www.cdn.whatsapp.net/img/v4/whatsapp-promo.png?v=0f8f8aa

Já virou senso comum a ideia de que, se você não quiser falar com os jovens de hoje, envie um email. Pois é, o meio de comunicação que ganhou mais espaço, após o advento da internet, não é o mais utilizado pelos jovens. A necessidade de comunicação instantânea, e a ansiedade quanto ao retorno fez com que as ferramentas de troca de mensagens evoluíssem, a tal ponto que hoje é possível: saber se a mensagem foi enviado, se foi recebida e lida. É possível ainda criar grupos, comunicar-se via áudio ou vídeo, entre outros. Dentre todos os aplicativos disponíveis, o mais conhecido e utilizado é o WhatsApp.
E o professor não deve ficar de fora deste movimento: estimule a troca de informações e conhecimentos fazendo uso do WhatsApp. É possível a realização de reuniões de trabalho com os alunos, convidar colegas e profissionais para auxiliar na resolução de problemas, convidar outros professores para participar da atividade, assim como alunos de outras turmas, ou até mesmo, de outras escolas. Quantas possibilidades não estão abertas!
Um exemplo: em uma aula sobre os problemas enfrentados nas grandes cidades, é possível distribuir os em diferentes pontos da cidade, coletando informações:
  • sobre o trânsito, em uma via de grande circulação de carros;
  • sobre o lixo, em uma usina de reciclagem ou em um Centro de Distribuição de Resíduos;
  • sobre a manutenção de praças e prédios públicos;
  • dentre outros.
As informações coletadas podem ser compartilhadas em tempo real, entre os participantes, por meio de um grupo no WhatsApp, por exemplo, iniciando um debate sobre os problemas e possíveis soluções enfrentados nas grandes cidades. E se um professor de história pudesse tratar da dinâmica de transformação da cidade, no decorrer do tempo? E um de biologia abordar a questão do meio ambiente e os impactos na vida dos cidadãos? E se um responsável da prefeitura pudesse dar seus esclarecimentos? Ou ainda, se alunos de outra cidade pudessem dar sua contribuição, em uma ação comparativa?

Como professor responsável, estabeleça regras quanto a quem pode participar, que tipo de discussão será permitida e em quais horários. E não se esqueça de sistematizar todas as informações, debater e apresentar em forma de produto, que pode ser uma postagem no grupo do facebook da turma, ou no BLOG criado pela escola, para tratar dos projetos desenvolvidos pelos professores e alunos.

Veja uma experiência com o uso da Whatsapp: "Professora usa WhatsApp para incentivar leitura" - http://porvir.org/professora-usa-whatsapp-para-incentivar-leitura/

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