Resenha - O Peregrino




Título: O Peregrino
Autor: John Bunyan
Editora: Mundo Cristão
Resenha publicada originalmente do Jornal da Igreja Presbiteriana Central de Londrina.


Este livro é ideal para quem está iniciando na fé cristã, e tem dúvidas em relação a formas de comportamento e a doutrina. Publicado originalmente no século XVII (1678), com o título “O Peregrino - A Viagem do Cristão à cidade Celestial”, é uma obra que reflete o espírito do protestantismo, quando era necessário marcar as diferenças entre o cristianismo da reforma e o da contra reforma.
A obra apresenta uma alegoria da vida cristã, destacando os perigos que encontramos na vida terrena, quando decidimos caminhar lado a lado com Jesus, chamando atenção para a necessidade de vigilância durante a caminhada. A história parte do relato de um sonho, quando são apresentados perigos a serem enfrentados pelo personagem central, denominado de cristão.
Ao compreender a necessidade de encontrar o caminho que o livrasse da perdição eterna, Cristão se vê obrigado a deixar casa e amigos, enfrentando diversas situações e encontrando personagens que fazem referência às tentações e dificuldades, como Hipocrisia, Boa-Vontade, Intérprete, Adulação, Malícia dentre outros. O caminho a ser trilhado é indicado por um homem denominado de evangelista, referência direta ao Novo Testamento, e o objetivo principal seria encontrar a Cidade Celestial.
Dentre os companheiros que encontra, destacam-se Fiel e Esperançoso. Cristão carrega nas costas uma pesada bolsa, representando seus pecados, sendo liberado de carregá-la quando encontra Jesus crucificado. Porém, sua peregrinação não termina aí. Ao contraŕio, as dificuldades aumentam, especialmente ao se deparar com outros peregrinos que, por diversas formas, buscam desviá-lo do caminho.
Este livro é considerada a maior obra de ficção da história do cristianismo, sendo superado, em edições publicadas, apenas pela Bíblia. Sua construção é baseada nas Escrituras Sagradas, indicando o caminho que todo cristão deve trilhar em busca da santidade, visando a coroa da Vida Eterna, como indicado no livro do Apocalipse.

É assim um clássico da literatura cristã reformada, que devido a sua atualidade, não deve ser ignorado pelos evangélicos do século XXI.

Comentários