Google Maps como Ferramenta de Aprendizagem

https://www.carrobonito.com/2016/05/23/atualizacao-do-google-maps-para-android-traz-modo-de-direcao/

O Google Maps é uma ferramenta fantástica, que possibilita a realização de visitas virtuais a várias localidades do mundo, além de construção de roteiros e a exploração de regiões já conhecidas. Pode ser utilizada por professores em aulas de geografia e história, por exemplo.
Vamos há algumas possibilidades:
1) Que tal nos apropriarmos do meio em que estamos inseridos? Uma das possibilidades é a visita ao entorno da escola, conhecendo e reconhecendo o espaço urbano a nossa volta.
  • Defina, em conjunto com os alunos, os lugares a serem visitados. Busque sempre o consenso.
  • Proponha uma pesquisa sobre estes lugares;
  • Debata com os alunos, defina as principais características a serem observadas e, depois, realize o passeio;
  • Em uma próxima etapa, em grupo, os alunos podem construir um mapa mental do caminho percorrido, destacando os aspectos que mais chamaram atenção.
  • Por fim, proponha uma visita virtual, pelo Google Maps. Com isso, terá uma visão ampliada do caminho percorrido, e um comparativo entre o mapa desenvolvido pelos alunos, e o encontrada no site.
  • Construa o roteiro no Google Maps, e compartilhe com os alunos, ou poste no BLOG da Escola, destinado a divulgar as atividades desenvolvidas.
Esta proposta de atividade está descrita, com mais detalhes, nos livros “Educação Patrimonial: Da Teoria a Prática” (http://educacaopatrimonial.com.br/#publicacoes/02.html) e “Educando para o Patrimônio Cultural” (http://educacaopatrimonial.com.br/#publicacoes/09.html).

2) Em uma reflexão a respeito da história da cidade, é possível a criação de roteiros, fazendo uso do Google Maps. Um exemplo é o Centro Histórico de Londrina (https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?hl=pt-BR&authuser=0&mid=1bWzfni56AIDBZ2kLkdsl-u90MVg&ll=-23.31166054218842%2C-51.15800200000001&z=16), utilizado em um debate acerca da constituição da cidade e seus elementos urbanos, com destaque para o comércio popular e a arquitetura Art Decó e Modernista. Este tipo de atividade favorece a apropriação da cidade e uma reflexão acerca das transformações vividas por ela, em uma relação passado e presente em que o aluno está envolvido.

3) Outra possibilidade é a visitação a monumentos ou cidades históricas, como o Taj Mahal (https://www.google.com/maps/about/behind-the-scenes/streetview/treks/taj-mahal/).

4) Que tal uma aula sobre a constituição de uma identidade brasileira, marcada por elementos republicanos e modernistas (fim do século XIX e início do século XX), que favoreceram um olhar para o sudeste e para elementos do século XVIII e do modernismo do século XX, praticamente ignorando o século XIX imperial e os primeiros séculos da colônia?
  • Faça uma busca por Museu Paulista e o Museu da Inconfidência, no Google Maps. Discuta com os alunos a importância destes monumentos para a construção de uma identidade nacional.
  • Reforçando este debate, procure por Ouro Preto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouro_Preto. Ao final da página, clique em “Vista do centro histórico no Google Maps”.
  • No que se refere a elementos do modernismo, proponha uma visita ao Elevador Lacerda, em Salvador, uma edificação considerada como bem cultural brasileiro, um patrimônio arquitetônico, representando uma manifestação modernista. Procure no Google Maps por “Mercado Modelo - Salvador-BA”. Ali você terá uma boa vista do Elevador Lacerda. Caso deseje passear pelas ladeiras que liga a cidade Alta e a Baixa, digite “Elevador Lacerda”.
  • Uma outra visita virtual interessante é Brasília. Digite, no Google Maps, “Eixo Monumental - Brasília”.
  • Ampliando a discussão, é possível apresentar outras regiões do Brasil que contribuíram para a construção de uma nacionalidade brasileira. Na região sul do país há uma série de cidades que poderíamos considerar como "históricas", por preservar características de um passado colonial. Porém estas não possuíam o mesmo valor na constituição de uma identidade nacional, ficando em segundo plano nas discussões em torno do Patrimônio Histórico Cultural e das Rotas Turísticas.
  • O certo é que a região sul, em diversos momentos, representara uma ameaça para a unidade nacional, como nos casos da Guerra dos Farrapos, no século XIX, e da Revolução Federalista, já na república, o que ajuda a entender o motivo de que, mesmo com a ascensão de um Presidente Gaúcho, no caso Getúlio Vargas, os olhares continuarem voltados para o sudeste.
  • Vejamos alguns exemplos: Digite, no Google Maps, “Centro Histórico de Morretes” / “Centro Histórico de Paranaguá” / “São Francisco do Sul” / “Rua da Independência São Leopoldo”.
Esta reflexão está mais detalhada no livro “Educação Patrimonial: Da Teoria a Prática” (http://educacaopatrimonial.com.br/#publicacoes/02.html).

Comentários