Google Docs e Google Forms como Ferramenta de Aprendizagem

http://ganbatte.com.br/google-docs/

Uma professora do Ensino Fundamental de Anos Finais me relatou um caso que ocorreu com ela recentemente: foi solicitado aos alunos uma pesquisa sobre um determinado tema. A pesquisa deveria ser sistematiza e entregue em formato de relatório. Ao final da atividade, quando foi recolher a atividade, um dos alunos informou que já tinha compartilhado o documento. Em seguida, ao consultar seu computador, verificou que recebera o arquivo, via google docs. Neste momento percebeu o potencial desta ferramenta: o aluno organiza suas ideias sem sair da internet, e compartilha com o professor. Este corrige, faz as observações e orientações necessárias e, simultaneamente, o aluno passa a ter acesso, podendo proceder aos ajustes solicitados.
Elimina-se papel, otimiza o tempo e facilita a devolução e comunicação entre os envolvidos.
Outras possibilidades são:
  • Compartilhar o documento entre um grupo de aluno, que podem editá-lo simultaneamente, em uma construção colaborativa do conhecimento;
  • Fazer orientações de trabalho ao mesmo tempo em que o mesmo está sendo construído;
  • Dar acesso a outros profissionais e professores, que podem contribuir com a temática estudada;
  • Além do Google Docs, é possível compartilhar planilhas e apresentações.


Outra ferramenta que otimiza o trabalho docente e deixa as avaliações mais dinâmicas, interativas e agradáveis, é o Google Forms. Com ele é possível elaborar avaliações de todos os tipos, com questões descritivas ou de múltipla escolha. Para uma geração onde o retorno imediato é uma realidade, uma avaliação onde o aluno tem acesso a resposta assim que finaliza a mesma pode ser algo bastante atrativo. O interessante é que não só a correção, mas o feedback pode ser imediato

Segue link para um exemplo de questionário elaborado via Google Forms: https://docs.google.com/forms/d/1pXW7l3WL2XY1D2ZAmDRf3MOreRJZum1G8d2HWZfNxHQ/edit

Muitas vezes a sala está entediada pelo simples fato de abordarmos um assunto a partir de uma perspectiva já conhecida pelos alunos. Para evitar esta situação, uma das possibilidades é a avaliação diagnóstica, que pode ser realizada a partir do Google Forms.
Para determinar o nível de conhecimento da sua turma em relação a determinado assunto, elabore um questionário de múltipla escolha, com poucas questões. Peça para os alunos responderem. Deixe que fiquem a vontade para conversar entre si, e debater a respeito da possível resposta correta. Ao final, você saberá o nível de conhecimento de seus alunos a respeito do tema abordado, podendo assim definir o melhor caminho a ser trilhado naquela aula.


Comentários