Fazendo Uso da Wikipédia - Wilson Simonal


https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Simonal.jpg

Uma outra possibilidade de uso da Wikipédia é o estudo de biografias de personalidades. A sugestão é aliar estes personagens com o contexto em que estão inseridos. E se for um músico, ator, cineasta,  é possível fazer uma análise de sua obra.
Como exemplo e sugestão de atividade, vamos usar aqui a figura de Wilson Simonal. Você pode obter mais informações no artigo https://pt.wikipedia.org/wiki/Wilson_Simonal .
Cantor de sucesso nas décadas de 60 e 70, teve sua carreira comprometida a partir de acusações que o envolveram com o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), durante o período militar. Apesar deste fato, é inegável o cunho social de muitas das canções por ele interpretadas, como "Tributo a Martin Luther King" e “Mustang Cor de Sangue”, além de ser um dos primeiros a gravar músicas de compositores como Chico Buarque, Caetano Veloso e Toquinho.
Além da possibilidade de ampliar o universo cultural dos alunos, apresentando um músico com forte influência soul e da MPB, abre-se a oportunidade de estudar o Período Militar Brasileira, seu funcionamento e estrutura, a partir da atuação do DOPS. Pode-se ainda discutir como se dá a construção da imagem de um cantor, do sucesso passando pelo ostracismo, e a retomada do prestígio a partir dos anos 2000, que resultou no filme “Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei”, de 2009 (https://pt.wikipedia.org/wiki/Simonal_-_Ningu%C3%A9m_Sabe_o_Duro_que_Dei  ).
Como sugestão de análise da obra, indico a música “Mustang Cor de Sangue (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle), que integra o álbum “Alegria, Alegria 3” , de 1969 (https://pt.wikipedia.org/wiki/Alegria,_Alegria_Vol.3 ).
Veja uma apresentação da Banda “Paralamas do Sucesso”, disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=_46GnNQXXQQ, e tenha acesso a letra, no link https://www.letras.com/wilson-simonal/566702/
Esta música faz uma crítica ao consumismo, que teria como consequência a corrupção de valores e a busca constante de novidades. Ao adquirir um Mustang Cor de Sangue, novas possibilidades se abrem:

A questão social
Industrial
Não permite e não quer
Que eu ande a pé
Na vitrine um Mustang
Cor de sangue...

A consequência imediata seria uma mudança de valores que faz com que se abandone a mulher virgem no altar, com a família deixando de ser um ideal em sua vida.

Tenho um novo ideal
Sexual
Abandono a mulher
Virgem no altar
Amo em ferro e sangue
Um Mustang
Cor de sangue...

Assim como a fidelidade, que possibilita não apenas a promiscuidade sexual, mas também material: troca o mustang por um Corcel, cor de mel.

A questão social
Industrial
Não permite que eu
Seja fiel
Na vitrine um Corcel
Cor de mel

Espero que tenham gostado da dica, e que outras possibilidades se abram, a partir do uso da wikipédia.

Comentários