Wikipédia como Ferramenta de Aprendizagem- Estudo de Caso: Tiradentes

Décio Villares (1851-1931). "Tiradentes". Oil on canvas, early XX, century (signed, not dated), 60,5 x 49,7cm. Private Collection. Provenance: Heirs of the artist. Photo: Gedley Belchior Braga

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:D%C3%A9cio_Villares_(1851-1931)._Tiradentes,_ost,_60,5_x_49,7cm..jpg?uselang=pt#filelinks

Uma das possibilidades de se trabalhar com a wikipédia em sala de aula é a validação de conteúdos. Como sabemos, esta é uma enciclopédia que se pretende colaborativa, podendo assim haver falhas nas informações ou, ainda, conflito de versões e de posições ideológicas. Este pode ser um primeira passo, rumo à construção coletiva do conhecimento.
Que tal um exemplo prático: Tiradentes. O artigo pode ser acessado no link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes .
Vamos a um passo a passo:

  1. Faça um diagnóstico junto a turma, identificando o que os mesmos sabem sobre o tema. Pode ser no formato de debate, de discussão em grupo ou montagem de painel. Utilize a estratégia que se sentir mais à vontade.
  2. Após, promova uma leitura atenta, em conjunto com a turma, do artigo retirado da wikipédia, e identifique os pontos considerados ambíguos ou, até mesmo, incorretos.
  3. Identificado os pontos, busque textos de referência sobre o tema, para leitura conjunta. O próprio artigo da wikipédia traz algumas indicações. Se possível, busque material de qualidade, disponível na web.
  4. Leia e debata os textos, comparando-os com o artigo da wikipédia. Deve-se buscar pelo consenso.
  5. Se desejar aprofundar, há um link para fontes primárias (https://pt.wikisource.org/wiki/Categoria:Inconfid%C3%AAncia_Mineira),  que pode ser analisado pelos alunos, com orientação do professor. Neste caso, estão disponíveis o “Auto da Devassa” e a Sentença Proferida contra os Réus”.
  6. Interessante ainda é fazer uma análise da iconografia construída em torno da figura de Tiradentes. E, pela wikipédia, temos um atalho com imagens, quadros e esculturas vinculadas ao personagem. Que tal um estudo sobre os quadros, que contribuíram para a construção da imagem idealizada que temos, ainda hoje, de Tiradentes? Uma dica é o polêmico “Tiradentes Esquartejado”. Referências podem ser encontradas na seguinte publicação: REVISTA DE HISTÓRIA. Herói em pedaços. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/perspectiva/heroi-em-pedacos> acessado em Jan 2017.
  7. É possível agora promover alguns questionamentos, tais como: por qual motivo tiradentes foi elevado a categoria de herói nacional? Em que momento esta eleição ocorreu? Sabemos os reais motivos da Inconfidência Mineira? Qual foi o papel de Tiradentes no movimento?
  8. Após todo este trabalho, que tal propor alterações na própria rede social (sim, a wikipédia é uma rede social), a partir das observações dos alunos?

É isso aí. Espero que tenham gostado da dica. E até a próxima.

Comentários