Facebook como Ferramenta de Aprendizagem: Uma Proposta de Estudo de Caso

Fonte: http://www.ahistoria.com.br/a-historia-do-facebook/

Completando nossa reflexão acerca do uso do Facebook como Ferramenta de Aprendizagem, deixo aqui uma sugestão de estudo de caso, usado em uma de minhas aulas no Centro Universitário Filadélfia - UniFil.
Vamos lá:


1 – Acesse o link http://tecnologia.terra.com.br/infograficos/usuarios-facebook/, que trata do Perfil do Usuário do Facebook no Brasil. Reflita: em qual deles você se encaixa? Consegue identificar seus amigos nos perfis indicados?
2 – Analise o Infográfico a seguir, também disponível no link http://www.proxxima.com.br/home/proxxima/noticias/2014/03/21/infografico-os-numeros-o-perfil-dos-usuarios-e-as-curiosidades-do-instagram.html . Por que será que 90% dos usuários do Instagram tem menos de 35 anos? Reflita:
3 – Leia reportagem que trata do Perfil do Usuário do Facebook, clicando no link: http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/facebook-tem-objetivos-agressivos-para-o-brasil-diz-chefao-da-rede-social-na-america-latina . Você consegue se identificar realizando alguma das atividades indicadas? E seus amigos, será que acompanham esta indicação? Outra situação: em relação aos usuários, mais de 50% estão entre 15 e 34 anos. Por que será? Reflita.
4 - Agora, faça uma pesquisa no seu Facebook (ou no de um amigo, caso não tenha acesso a rede social), e mapeie o perfil de seus amigos e o conteúdo das postagens da última semana.


Após a leitura de textos sobre Cibercultura e Geração Y, reflita: qual o perfil do usuário do Facebook? Ele possui características da chamada Geração Y? Quais? E as características da Cibercultura, estão presentes? Quais?

Abraços, e até a próxima.

Comentários