Facebook como Ferramenta de Aprendizagem

Fonte: http://www.ahistoria.com.br/a-historia-do-facebook/

Correndo o risco de revelar minha idade, a primeira rede social que me vi envolvido foi o Orkut. Vocês se lembram? Achava fantástico a possibilidade de encontrar grupos de pessoas com interesses similares ao meu, obter informações e estabelecer diálogos. O Orkut acabou por não se adequar às mudanças na web e de comportamento dos internautas. E outras redes apareceram, com destaque para o Twitter e o Facebook.
Apesar de possuir características distintas das do Orkut, é possível fazer uso destas redes para fins educacionais, seja como complemento às ações desenvolvidas em sala de aula, seja a partir de estratégias autônomas, que podem se caracterizar como verdadeiros espaços de aprendizagem, debate e compartilhamento de ideias, conceitos e informações.
Uma das possibilidades é a criação de grupos. E aqui, compartilho uma das experiências que tive, no curso de Pedagogia do Centro Universitário Filadélfia - UniFil. Ao fazer uma visita a dois museus da cidade de Londrina-PR, onde moro e atuo profissionalmente, o “Museu de Arte de Londrina” e o “Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss”, criei um grupo da turma no Facebook, com o objetivo de compartilhar as impressões obtidas na visita, e estimular o debate entre os envolvidos. Foram postados fotos, vídeos e textos produzidos pelos mesmos, além de material disponível na internet. O debate durou bem mais do que o tempo estabelecido para a atividade, e a mediação passou a ser realizada pelos próprios alunos, com acompanhamento do professor.
Uma outra possibilidade de uso do facebook, é acompanhar as diversas páginas criadas com o objetivo de troca de experiências, conteúdos e informação. É o caso do EaD no Face  (https://www.facebook.com/eadnoface/?fref=ts). De acordo com seus criadores, “A página EaD no Face foi criada em outubro de 2013 com o objetivo de debater os mais variados temas da Educação e, em especial, da Educação a Distância, compartilhar o conhecimento de forma gratuita, bem como o trabalho de profissionais de destaque na área”.
Outro exemplo são os grupos criados pela Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED (https://www.facebook.com/AbedAssociacaoBrasileiraDeEducacaoADistancia/?fref=ts) vinculados a Jornada Virtual de Educação a Distância, que debatem temas vinculados a educação a distância de forma geral, e dos uso do facebook, em particular. Exemplos são os grupos:
JOVAED 2015 - Memória Social e Educação Patrimonial nos Museus Virtuais.
JOVAED 2013 - O Facebook e suas possibilidades pedagógicas
JOVAED - O Ensino Médio e as Redes Sociais
Entendo que devemos fazer uso das redes sociais, ao invés de ignorá-las. E assim, ao invés de inimigo da educação, de difícil combate, tornam-se aliadas.

Comentários