Patrimônio Cultural Londrinense - Estádio Vitorino Gonçalves Dias – VGD


Londrina contou, por algum tempo, com o Jornal Folha Norte. Neste periódico, havia um espaço dedicado ao tema Patrimônio Cultural, com postagens pautadas em uma perspectiva pessoal, e nada oficial, focadas nas minhas experiências na cidade.

Reproduzirei aqui alguns destes textos. Espero que gostem.


Foto: Marcus Ayres/Gazeta do Povo
http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/futebol/campeonato-paranaense/duelo-com-o-parana-marca-a-volta-do-londrina-ao-vgd-apos-quase-sete-anos-37t3f6gqryo7i2istvmh8mem6
Na Rua Acre, esquina com Av. Jorge Casoni, está a “Arena” do Londrina Esporte Clube – LEC, o Estádio Vitorino Gonçalves Dias – VGD. Verdadeira casa do tubarão, tem capacidade para cerca de 13 mil torcedores, apesar de, dizem, já ter recebido 18 mil pessoas em 1956, em um jogo contra o Corinthians, time rival também na primeira partida do LEC. Construído na década de quarenta, era chamado de Estádio Capitão Aquiles Pimpão, passando para a nomenclatura atual na década de cinqüenta, com inauguração datada de 24 de junho de 1956. O nome do estádio é em homenagem a um incentivador do esporte de Londrina, em especial ao basquete e atletismo. O primeiro contato com a cidade foi em 1942 quando, liderando equipe de basquete do município de Ourinho, enfrentou o time do Colégio Londrinense. Vencedor na ocasião, viria a atuar o time do colégio, estabelecendo-se na cidade, falecendo aos 34 anos.

Comentários